Opinião de especialista: O plástico pode ser aliado na sustentabilidade?

Opinião de especialista: O plástico pode ser aliado na sustentabilidade?

O plástico tem aparecido em destaque nos debates sobre o meio ambiente. O principal alvo
são os canudinhos, tema que provocou uma série de projetos legislativos para a sua
restrição. A partir dessas ações, uma parte da população passou a ver o plástico como
ecologicamente incorreto. Mas será que o plástico é mesmo um vilão?
Para o professor do curso de Engenharia de Materiais da Universidade Federal Rural de
Pernambuco (UFRPE), José Fernando Figueiredo, o problema real está na forma como
descartamos o plástico, e não no material em si.
— Para o plástico não ser nocivo ao meio ambiente, ele não pode ser descartado
incorretamente. Simples assim. Tudo o que descartamos de maneira errada será de uma
forma ou outra prejudicial — explica.
Segundo Figueiredo, o debate deveria estar centrado em romper com esse ciclo de
descarte incorreto e na conscientização do uso do material, além da coleta seletiva e da
reciclagem.
— Acredito que os plásticos podem ser melhorados em suas propriedades e composição,
mas baní-los, definitivamente, não é a solução. Ao meu ver, não é nem mesmo uma opção
— afirma.
Indústria se mobiliza para desmistificar e reaproveitar o plástico
Frente ao mercado crescente do uso de reciclados, a indústria tem se mobilizado em
utilizar reciclados em seus materiais e fazer o uso do plástico de maneira inteligente.
A empresa gaúcha Multicolor conta com uma equipe de inovação para pensar o uso do
plástico reciclado e relacioná-lo com o desempenho do produto final.
Em meio a esse cenário de debate sobre o material, a empresa se posiciona para que ele
possa ser melhor utilizado e reaproveitado pela indústria.
— Acreditamos que o melhor caminho é a desmistificação e a boa utilização do material. A
indústria do plástico tem um impacto direto na economia global. Por isso, precisamos tomar
a frente desse tema com a população para acabar com o preconceito existente — defende
o gerente de marketing e líder da equipe de inovação da Multicolor, Tiago Avrela.